Professor


Horário dos
ATPCs:
Horário das Aulas:

Manhã
Tarde
Noite
Ensino Médio
7h – 7h50
13h – 13h50
19h – 19h45
SEGUNDA
17h10 às 18h50
7h50 – 8h40
13h50 – 14h40
19h45 – 20h30
SEXTA
12h40 às 14h20
8h40 – 9h30
15h – 15h50
20h45 – 21h30
Ens. Fund.II
9h50 – 10h40
15h50 – 16h40
21h30 – 22h15
SEGUNDA
12h00 às 12h50
10h40 – 11h30
16h40 – 17h30
22h15 – 23h
TERÇA
18h40 às 20h20
11h30 – 12h20
17h30 – 18h20
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                         D.E. Leste 4                                  

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NORMAS DE CONVIVÊNCIA NO TRABALHO
Estas normas têm por objetivo orientar e auxiliar o trabalho do grupo:
·      Planejar suas aulas e atividades, assim como o material necessário para sua realização;
·      Elaborar o plano anual e bimestral de aula de acordo com os conteúdos e competências curriculares estabelecidos pela Secretária da Educação;
·      É proibida a venda de apostila na escola, por isso utilize, além do caderno do aluno, o livro didático; Não pedir sulfite, dinheiro ou qualquer coisa semelhante. Temos agora a impressora pedagógica. Sua utilização deve ser com responsabilidade, respeitando o nº de cotas mensais e solicitando que a coordenação providencie as cópias com antecedência e por escrito. Cota do Professor: 120 folhas ao mês por sala (não acumulativa e não disponível para uso de outro funcionário).
·      Avisar com antecedência as ausências previstas assim como deixar atividade preparada para o trabalho dos eventuais. O abono de faltas deverá ser solicitado ao Diretor com 3 dias de antecedência, preenchendo o requerimento próprio; faltas médicas ou justificadas deverão ser solicitadas no 1º dia útil após a falta.
·      Após a entrada do Professor eventual, ele não será retirado para que o professor entre. O respeito começa aqui.
·      Nunca criticar qualquer funcionário ou colega na frente de alunos. Jamais desmerecer a atividade solicitada pelo professor de apoio ou eventual. Qualquer problema, vamos esperar para resolvermos no momento adequado. Não vamos esquecer da postura ética do educador;
·      Para realizar atividades diferenciadas, utilizando salas ambiente e materiais diversificados, entregar projeto ao coordenador do ciclo com 3 dias (no mínimo) de antecedência prevendo datas, séries, tempo de aula e também observando se o tema consta no currículo e planejamento do professor;  
·      Para o uso de Aparelho de Vídeo e Anfiteatro, agendar antecipadamente na tabela de Anfiteatro presente na sala dos professores;
·      Qualquer recado, informação ou atividade com os alunos, utilizar a própria aula e não a dos demais colegas. Exceto se houver concordância com o professor da sala.
·      Participar ou se inteirar das decisões do grupo e mantê-las, para tanto: estar atento aos informativos presentes no Mural da Escola.
·      Ter ciência de suas obrigações em fazer os registros necessários, documentações, diários de classe, entregas de notas, enfim, respeitar o cumprimento de prazos  fazendo um bom  uso das ATPL’s;
·      Cuidar da sua imagem ao aluno (atitudes, palavras, gestos). Não podemos nos esquecer de que somos os primeiros a dar o exemplo, a sermos imitados;
·      Manter uma postura de educador. Evitar brincadeiras, verbetes ou atos que agridam aos alunos ou que dê motivos para liberdades;
·      Manter a disciplina da sala para evitar atos de violência, depredação do patrimônio e falta de respeito. O ambiente deve proporcionar as condições necessárias para o desenvolvimento do trabalho pedagógico.
·      A autoridade na sala de aula é o professor.  Somente solicitar a presença dos inspetores, coordenação ou direção nos momentos de difícil decisão, evitando a perda de autoridade perante o grupo de alunos;
·      Quando precisar utilizar qualquer outra sala ambiente com a classe, atentar para a organização do corredor: esperar que as demais salas estejam já organizadas, ser o último a sair da sala, observando que todos os alunos o acompanhem;
·      Não fazer correção de provas ou outros trabalhos administrativos em sala de aula. A atenção do professor deve estar voltada ao aluno. O professor deve ser o primeiro a valorizar sua aula;
·      Respeitar o horário de troca de aulas e agilidade para a mesma;
·       Faça do intervalo realmente sua hora de descanso. Evite, se possível, atender alunos ou mesmo discutir sobre eles neste horário;
·      Não ausentar-se da sala. Se houver necessidade, solicite a presença do inspetor de alunos;
·      Reduzir a circulação de alunos (banheiro, beber água, etc) próximo do horário do intervalo, na 1ª aula e na última aula (Saída nestes momentos somente em casos extremos);
·      Esperar o aluno na porta no início das aulas, colocando-os para dentro da sala de aula, isso também faz parte do trabalho do educador;
·      Utilizar as folhas  de ocorrências para fazer anotações sobre indisciplina, esquecimento de material didático, descumprimento na entrega de lição de casa. Encaminhar o aluno à direção somente quando esta for de natureza grave para as devidas providências;
·      Pela lei, é proibido tirar aluno da sala de aula  ou deixa-lo no corredor sem justificativa Grave. Sendo o aluno de responsabilidade do professor durante a aula. Para auxiliar, os inspetores informarão ao professor que o aluno está fora da sala quando identificado e o mesmo voltará para a aula, ficando a critério do professor registrar a ocorrência.
·      Sempre que um aluno necessitar sair da sala de aula, dar a ele o crachá de autorização (observando as normas quanto aos horários de utilização do banheiro e intervalos);
·      Evitar deixar restos de giz no suporte da lousa durante as trocas de aula, evitando assim brincadeiras perigosas e pichações;
·      O professor deverá ser o primeiro a entrar e o último a sair da sala, evitando depredações, pichações e até mesmo furtos, brincadeiras de mau gosto;
·      Horários de Trabalho:
Entrada dos Alunos                      Intervalos:                                         Saída dos Alunos:
                Manhã: 7h00                    9h30 às 9h50.                                    12h20
Tarde: 13h00                        14h40 às 15h00.                               A partir das 18h15 (por turma)
Noite: 19h00                         20h30 às 20h45.                               23h00
·      O professor deverá assinar o livro de ponto logo que chegar à escola;
·      O telefone da escola só poderá ser utilizado por professores e funcionários em casos de extrema importância;
·      Os passeios e eventos deverão ser primeiro discutidos com a coordenação responsável pelo ciclo e direção para evitar confusão na organização do trabalho do grupo;
·      Ao término do período, o professor solicitará aos alunos que organizem a sala de aula e levantem as cadeiras.
·      Os trabalhos e provas dos alunos deverão ser devolvidos  e feito a “devolutiva” (explicação dos resultados) após serem avaliados, pois não há espaço suficiente para guardá-los. Não deixar trabalhos em cima de armários ou mesa na sala dos professores. Consulte a coordenação sobre como armazenar os mesmos em ambiente apropriado.
·      A mesa do professor deverá ficar ao lado da porta, dificultando a passagem de alunos não autorizados a saírem da sala.
·      O Anfiteatro é de uso aos ATPCs de Segunda (16h40 às 19h00) e Terças (18h40 às 20h30). Sendo os horários dos ATPCs dos professores:
Ensino Médio – SEGUNDA: 17h10 às 18h50
SEXTA: 12h40 às 14h20
Ens. Fund.II – SEGUNDA: 12h00 às 12h50
TERÇA: 18h40 às 20h20
Gestão Escolar /2014

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