Nesta quinta-feira (16/05/2013), nossos alunos do Ensino do Noturno realizaram uma caminhada cultural no centro da Cidade de São Paulo, mostrando e contando sobre lugares importantes que estão sendo esquecidos e/ou estão no abandono. Nosso programa iniciou-se em frente ao Theatro Municipal:
Os alunos ficaram interessados em conhecer o Teatro, pois até então não o conheciam por dentro e a beleza que ele apresenta. Já temos um novo percurso à realizar!
Após, nosso grupo se uniu à outros grupos escolares e turistas. Seguimos para o Chafariz da Ladeira da Memória, onde podemos conhecer como era o centro da cidade a cem anos atrás, e conhecer como era a vida das pessoas que usavam este chafariz para conseguir a água do seu cotidiano.
Uma das curiosidades foi a presença do símbolo da Prefeitura de São Paulo nos azulejos do Chafariz e a história de como ele surgiu.
De lá, fomos para a Avenida 9 de Julho, acompanhados pelos GCMs por todo seu percurso para a nossa proteção.
Durante a caminhada vimos o famoso
Edifício Joelma e conhecemos e/ou relembramos a tragédia ocorrida em 1974 neste lugar.
Nossos alunos foram convidados para futuros percursos da "Caminhada Noturna" no qual eles contam as histórias dos Fantasmas de São Paulo.
Nosso caminho, apesar de longo, disponibilizou o contato direto à lugares que mesmo durante o dia nossos alunos não poderiam observar tranquilamente, lugares que apesar de belos foram deixados na história. Porém, foi a caminhada que nos trouxe o desejo de que estes lugares sejam revitalizados e valorizados novamente.
Foram muitas as intervenções que encontramos pelo caminho: desde grafites, imagens feitas em azulejos (como esta ao lado) e até pessoas "diferentes". No meio do caminho conhecemos um sósia do Bin Laden, que carismaticamente apareceu para nos cumprimentar. Muito foi falado sobre a importância e planejamento arquitetônico no Centro de São Paulo, onde as escadarias foram apresentadas como quedas-d´água e a canalização do córrego sob a Avenida Nove de Julho, a intenção de transformar São Paulo em uma "París", com a construção de fontes e gigantescas pontes.
A caminhada foi finalizada no Belveder dos Fundos do MASP, onde pudemos ouvir algumas poesias recitadas por Carlos Moura - editor do jornal Centro em Foco.
Agradecemos a companhia de todos os alunos que se interessaram e realizaram esta caminhada, esperamos que algumas curiosidades sobre a nossa cidade tenha ampliado seu conhecimento e valorização do que aqui temos.
Agradecemos aos representantes do Caminhada Noturna que disponibilizou este evento gratuitamente.
Para aqueles que se interessaram em realizar novas caminhadas e conhecer a programação semanal deste grupo, acessem o link: